segunda-feira, 18 de julho de 2011

Mas como você difunde uma mentira dessas pela televisão?

Já fazia um certo tempo que eu queria falar sobre duas coisas: MST e transgênicos (mais precisamente sobre a Monsanto). Vejo esse vídeo não só como um resumo desses dois temas (e não só sobre eles) mas também como um direito de resposta do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) através da mídia, onde a Rede Globo e a Revista Veja (só pra citar alguns) monopolizaram durante muito tempo a falácia por trás destes temas (e ainda o fazem). 



Bah

2 comentários:

  1. João Pedro Stédile consegue expor, ao meu ver, de maneira clara a proposta do movimento social do qual faz parte e se sai muito bem nas perguntas propostas pelos jornalistas.

    Quer bom seria se tivéssemos uma imprensa verdadeiramente democrática com espaço para discussões tão importantes para o país.
    Enquanto isso, a Globo insiste em continuar atacando Movimentos Sociais (não só o MST) no Jornal Nacional - sem direito de resposta para estes, é claro! - e depois dá aquela anestesiada nos espectadores com a novela das oito que discute um tema "superpolêmico" (ao estilo água com açúcar, a paixão de uma sem-terra por uma latifundiário...)

    Apesar de algumas perguntas terem sido a nível: e-agora-o-que-eu-pergunto-pra-esse-cara (e nessa se inclui: "então se uma pessoa destruir seu carro, vc se acha no direito"... Não poderia passar sem uma pérola) , no geral, achei o debate muito bom. Tivesse a bandeirantes jornalistas mais bem preparados, a meu ver, a discussão passaria por questões como a função social da propriedade...
    Enfim, pelo menos foi um espaço aberto para que as reivindicações sociais personificadas em movimentos sociais pudessem mostrar sua cara e dizer: "Não é bem assim do jeito que a Veja diz"

    Discussões deste tipo são muito bem vindas.

    Amanda.

    ResponderExcluir
  2. Gosto de ver quando algo mostra que não estou equivocado, pois tudo que eu pude ouvir nessa entrevista, demonstra que o Estado e Poder Econômico, não deixa acontecer uma real transformação com relação mais este tema. Adorei quando vi as imagens da Aracruz em pleno jornal nacional, e ver o Bonner chamando de invasores os trabalhadores sem terra, pois demonstra que o Movimento continua no rumo correto. Nunca vi uma matéria em 30 anos de Globo Repórter, sobre à causa agrária, pra que pudesse ser esclarecido o que é e pq é. Esses jornalistas da band não são tão despreparados, mas tb não quer dizer que são tão bons assim, mas o jogo calhorda dos caras é esse mesmo, não creio que defenderiam o MST, ou questionaria numa entrevista com Luiz Antonio Nabhan da UDR sobre o modelo Agropecuário. Por isso adorei quando os psdbistas disseram que o MST é um grupo revolucionário, que não respeitam as leis democráticas, uma pq tenho algo comigo que é: Lei é uma coisa e Justiça é outra totalmente diferente. Leis essa que não respeitam quem não tem posse.

    ResponderExcluir