segunda-feira, 6 de junho de 2011

A culpa é da mulher, óbvio!

Será que há algum mal em lutar por um mundo onde caibam vários mundos?”
Essa frase é um trecho da música “o sentir que violenta” da banda Cosmogonia. Me faço essa mesma pergunta todos os dias, principalmente quando me atrevo e tentar falar sobre assuntos que considero relevantes e sou extremamente reprimida. Um exemplo? Questionar discussões onde impera o senso comum e o desrespeito ao que é “diferente” e ouvir comentários do tipo: “nossa, mas tudo pra você tá errado”, ou “qualquer coisinha você critica”, e etc...
Ultimamente tem-se falado muito sobre questões como amamentação e estupro, vindos de comentários extremamente vazios de sentido de alguns apresentadores de programas de televisão, diga-se de passagem, CQC. Este programa sempre teve pra mim um caráter duvidoso, o que foi comprovado após eu ter acesso a este vídeo:



Como se não bastasse a piada de um dos apresentadores sobre a “mulher feia que tem que agradecer quando é estuprada”, agora é a vez da repressão às mulheres que usam de seu extinto materno para alimentar seu próprio filho.

Não é de hoje que percebo a inversão de valores na sociedade atual. Tudo o que é natural vira crime/repressão e tudo o que é artificial passa a ser o modo adequado a se viver. Basta ver nesse diálogo postado acima, onde é sugerido que as mulheres não amamentem seus filhos em espaços públicos pois ninguém é obrigado a ver, ou que se coloque um lenço por cima (a não ser que seja uma mulher gostosa, nesse caso pode).
Veja quanta podridão inserida num mesmo discurso:

- sexismo: uma mulher não pode amamentar seu filho no meio da rua pois ninguém é obrigado a ver esta cena. Engraçado que ninguém se opõe às revistas sexuais que são expostas em bancas, aos programas de TV que exploram a sexualidade de forma pornográfica em horários que pessoas de todas as idades têm acesso, o mais engraçado ainda é que ninguém se manifesta quando um homem sai nas ruas sem camiseta. Ora, também não sou obrigada a ver peitos peludos e barrigas de chop quando saio às ruas. Reprimir é a melhor forma? Vamos proibir porque tem gente incomodada com estas cenas? E quando tem um casal homossexual de mãos dadas nas ruas? Que pecado né? Vamos proibir também!! Afinal eu tenho o direito de não ver esse tipo de cena na minha frente. 

O problema (mais uma vez) é a mulher. Que seu corpo foi sexualizado, isso não resta dúvidas. E justamente por isso rola esse tipo de repressão.

- machismo: a mulher que amamenta um filho na rua na verdade tem a desculpa do filho pra poder mostrar seu corpo. É como dizer que a mulher só é estuprada porque não usa roupas adequadas (olha lá, mais uma vez a culpa é da mulher). 
Aliás, abrindo um parênteses, meu total apoio à Marcha das Vadias.



O que mais me revolta é ver a posição de várias mulheres machistas que concordam com a opinião destes seres. Percebo que as pessoas foram tão bem manipuladas que acabaram se tornando cegas e presas ao senso comum e não conseguem ser pessoas críticas e perceber que elas também são vítimas desse machismo/patriarcalismo/sexismo que impera em nossa sociedade. Preferem fazer parte da massa e se opor à libertação de sua própria escravidão.
Será que é tão difícil assim enxergar o óbvio??
Será que num rola se desprender dessa inversão de valores e perceber que o mundo não é tão mar de rosas assim??
A luta das mulheres é uma luta de todos. Antes de sair dizendo besteiras informe-se, e forme sua própria opinião. A TV não precisa falar por você. Não sei se te disseram, mas você pode ser livre em suas decisões.

Abaixo um poema do Bertold Brecht, como uma forma de convite à reflexão (e a luta)!
Um abraço à todos!!



“Primeiro levaram os negros” - Bertold Brecht

“Primeiro levaram os negros
Mas não me importei com isso
Eu não era negro
Em seguida levaram alguns operários
Mas não me importei com isso
Eu também não era operário
Depois prenderam os miseráveis
Mas não me importei com isso
Porque eu não sou miserável

Depois agarraram uns desempregados
Mas como tenho meu emprego
Também não me importei

Agora estão me levando
Mas já é tarde.
Como eu não me importei com ninguém
Ninguém se importa comigo”

Postado por Bah_

8 comentários:

  1. Muito Bom, Bah! Realmente vivemos num mundo inverso, o mundo que Eduardo Galeano chama de "Mundo de mierda". Os comentários desses seres (CQC) não são so senso comum, são do senso facista. Total apoio, e parabéns pelo texto. AMEI o poema!

    ResponderExcluir
  2. meu deus! que merda de mundo idiota...como foi que o mundo se tornou tão imbecil assim? esse CQC começou bem, com um caráter contestador e tal...e ultimamente virou essa porcaria aí...caiu muito a qualidade. e pensar que esses imbecis ganham uma puta grana e eu tô aqui falida e fudida. esse mundo não presta mesmo.

    quer dizer que só gisele bundchen e outras "gostosas" (gostosa uma modelo super magrinha? kkkk...gostosa pra mim é outra coisa, mas tudo bem...) devem amamentar em público?
    será que esses animais irracionais não enxergam que os peitos de uma mãe amamentando são fonte de alimentação para o bebê e não objeto sexual para deleite de machões voyeristas?
    e quanto aos barrigudos escrotos e peludos que andam por aí na boa, a partir de agora vou mandar que se vistam, que joguem um paninho pra tampar aquelas barrigas obscenas e nojentas, e aquelas mamas gordas e pelancudas de gordo velho.

    ResponderExcluir
  3. Valeu Bruno! Seus comentários sempre acrescentam algo. Tenha certeza disso!

    Bia, calma rsrs!!
    Me lembrei de uma matéria que foi publicada na revista Caros Amigos (edição bem antiga, de uns 6 anos atrás, creio eu) onde @ jornalista relata que vai a um desfile da Gisele e entra no camarim do desfile. Quando está lá, ouve uma tosse muito forte e acha que é de alguém já de certa idade. Quando olha pra trás é a Gisele que estava lá.
    Essa noção de mulheres perfeitas é mais um padrão imposto culturalmente e que na realidade não existe. As pessoas são simplesmente... pessoas...

    E por favor, não vai matar nenhum homem que esteja sem camisa rsrs minha intenção foi fazer uma comparação e tentar mostrar que sim, o sexismo existe e está camuflado. Precisamos combatê-lo de frente.

    ResponderExcluir
  4. Valeu Bah, parabéns pelo post... ficou muito bom mesmo!!

    Com relação à inversão de valores, é isso o que de fato rege nossa sociedade atual. É justamente o que vc falou... não se pode amamentar em público - se tratando de um fato natural e mais que isso, necessário. (afinal, um bebê não tem hora pra sentir fome... se vc ta na rua e teu filho começa a chorar, tu faz o que? corre pra um local privado para que as pessoas tenham o direito de não ver uma mulher amamentando? E a necessidade da criança vem depois do meu direito de gosto/não gosto de ver isso - egoísmo será?). As vezes eu penso que, de fato, o que incomoda é que vc não vai sair na rua e ver uma mulher "gostosa" como a Gisele Bundchen amamentando, mas mulheres "comuns". Como se já não bastasse a imposição do "não faça isso publicamente pq é feio", ainda nos impõe este modelo esquizofrênico de padrão de beleza.
    No meio disso tudo, pra melhor a situação, ainda temos de ouvir diariamente de pessoas desinformadas que feminismo é "machismo ao contrário".
    Sorte para nós (homens e mulheres) pois ainda temos muito tempo de luta pela frente pra tornar essa sociedade um pouco menos machista e patriarcal.

    Bom, mas também né...ninguém mandou nascer mulher... agora aguenta... afinal, a culpa é sempre nossa.

    Amanda.

    Bah, sugiro que você escreva um post sobre as diferenças entre FEMINISMO E FEMISMO. Sinto que a nossa sociedade ainda não captou essa diferença. Quanto mais informação publicada, melhor... de repente, podemos até fazer um zine sobre isso, o que acha?

    ResponderExcluir
  5. Jo, valeu pelo comentário. Não se esqueça que este blog também é seu. Os comentários que estão sendo feitos aqui só estão acrescentando e completando o post.

    Sugestão de diferenciação entre femismo e feminismo é extremamente válida, vou providenciar sim. E a ideia do zine eu acho ótima!!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Eu apoio totalmente um post sobre essa diferença entre FEMINISMO E FEMISMO. É um assunto totalmente novo pra mim! =]

    ResponderExcluir
  8. Estou providenciando, na verdade quero abranger mais coisas, por isso a demora...

    ResponderExcluir