segunda-feira, 27 de junho de 2011

Entendendo os termos

Abaixo uma pequena explicação (espero que não tenha ficado confusa) diferenciando termos que são facilmente confundidos, como machismo, feminismo e etc. 



Machismo: entende-se por machismo a idéia de superioridade do homem (sexo masculino). Numa sociedade machista, existe grande desigualdades de direitos, posições sociais, etc., onde o homem possui uma certa superioridade em relação às mulheres (sexo feminino). Nota-se que o machismo não tem apenas relação de superioridade em relação aos direitos, mas em vários fatores. Alguns exemplos são as questões sexuais, linguísticas, posição social dentro do lar, etc. É importante notar que o nosso padrão de educação e construção social é extremamente machista, o que explica a luta feminista pelo direitos dos orpimidos (neste caso, a mulher).

Femismo: mesma idéia do machismo, porém empregado à mulher. No femismo, a mulher é superior ao homem, e neste caso, os homens são os oprimidos. É importante colocar que na nossa cultura, o femismo não existe, é apenas uma idéia. Não tem como existir o machismo e o femismo ao mesmo tempo, pois um se sobrepõe ao outro.

Feminismo: ideal de igualdade entre os sexos. Não tem nada a ver com superioridade baseado no sexo. Neste caso, a luta é por igualdade entre os homens e mulheres, desconstruindo a idéia de gênero. É importante colocar que a luta feminista não é somente da mulher, existem homens feministas, que concordam e lutam pelo mesmo ideal feminista.

Gênero: idéia de feminilidade e masculinidade. Esta idéia pode ser compreendida como um fator de construção social / cultural / político (...). Obviamente, o homem e a mulher possuem diferenças biológicas, como os órgãos genitais, por exemplo. Este fator biológico não explica as diferenças empregadas principalmente na infância onde as crianças são educadas de formas diferentes conforme seu sexo, como é feito pela idéia de gênero. A menina, por exemplo, cresce ouvindo contos de fadas e espera pelo príncipe encantado, veste-se de cor de rosa, brinca de barbies que ditam seu padrão de beleza, choram e não são reprimidas, são sensíveis. Os meninos brincam de guerra, luta, vestem-se de azul, são reprimidos no choro.

Sexo (masculino e feminino): Fator biológico de diferenciação entre os sexos. Homem pertencente ao sexo masculino e mulher pertencente ao sexo feminino. As diferenças, como já dito anteriormente, são caracterizadas pelas diferenças biológicas. Por exemplo, o homem possui um pênis e a mulher possui uma vagina.

Sexismo: Discriminação baseada no sexo. Aquele que diferencia as pessoas através do sexo, como se um fosse inferior ao outro. Neste caso, o argumento usado não tem caráter biológico, mas de gênero. Por exemplo: você não poder passar a roupa porque você é homem; você não pode ser motorista de ônibus pois não é coisa de mulher.

O assunto é amplo, é difícil explicar com poucas palavras. Mas espero que a explicação esteja entendível. 

"Existem poucos trabalhos que exigem possuir um pênis ou uma vagina. Todos os outros deveriam ser acessíveis a todos." (Florynce Kennedy)

Postado por Bah_

3 comentários:

  1. Ótimo, muito bom. Não fazia idéia da existência do termo "femismo". Mais uma vez, sempre vale a pena ler esse blog. =]

    ResponderExcluir
  2. Bah, parabéns... ficou muito bom o post, bem esclarecedor...

    dá pra começar a fazer um zine...

    Amanda.

    ResponderExcluir
  3. Me sinto útil sabendo que o blog está sendo útil.

    ResponderExcluir