domingo, 12 de junho de 2011

Proletário x Proletário

Não quero me estender muito neste post. A pouco tempo começou em Limeira uma greve dos motoristas de ônibus. A princípio, fiquei sabendo da greve por terceiros. A notícia que me chegou foi a de que os motoristas de ônibus estavam fazendo a greve por um aumento na passagem de ônibus (??) para que este aumento pudesse ser repassado aos motoristas e cobradores de ônibus.

Não sabia como me posicionar diante dessa situação. Ao mesmo tempo em que acho extremamente válido a luta dos motoristas por um aumento salarial (afinal, há pouco tempo as empresas aumentaram a tarifa de ônibus em 12,5%, tornando-se a passagem mais cara da região) não pude deixar de me indignar em relação à postura adotada pelos grevistas para que seu aumento venha do bolso dos trabalhadores que dependem do transporte público.
Finalmente me posicionei contra a greve. Isso sem antes saber a veracidade da notícia. Cheguei a concluir que a burguesia tinha conseguido colocar proletário contra proletário, e, chegando nesse ponto, seria ainda mais difícil que houvesse união dessa massa trabalhadora para outros tipos de luta e reivindicação de direitos.
Mas, acabei tendo acesso a um vídeo que me fez corrigir minha posição e meu erro de acreditar numa notícia sem fontes confiáveis.

Vídeos
O sindicato




Nota-se neste vídeo a verdadeira reivindicação da greve e fica bem claro que os motoristas não estão requerendo um aumento salarial vindo da população e muito menos apóia o aumento na tarifa de ônibus do início do ano. Porém, nota-se também a indignação do trabalhador que depende do transporte público (o que é extremamente entendível) e se posiciona contra a greve, vendo nos motoristas não trabalhadores, mas máquinas que tem a obrigação de servir os outros trabalhadores. Aí sim reforço meu discurso de que a burguesia consegue manipular de tal forma o proletário ao ponto de colocá-los uns contra os outros.
E é assim, amigos proletários, que a burguesia vai aos poucos nos vencendo e nos deixando sem força para lutar por nossos direitos. Deixo aqui meu brinde à burguesia e toda forma autoritária que comanda nossas vidas!
Abaixo, um vídeo chamado “O Emprego” para reflexão d@s leitores!




Postado por Bah_

Um comentário:

  1. Bom, gostaria, primeiramente de parabenizar a tv MIx Regional, por nos proporcionar esta entrevista tão bem elaborada e imparcial. Agradecer pois, em momento algum o repórter se posicionou EXPLICITAMENTE contra a greve, por ter acusado descaradamente o sindicato de causar problemas à população e por, em momento algum, tentar vitimizar prefeito Silvio Félix...
    Em segundo lugar, gostaria de parabenizar ao nosso querido prefeito Sílvio Félix, por se posicionar de maneira tão democrática, aberta ao diálogo e com uma postura não-impositiva...

    A melhor parte fica por conta do: "Eles tão pensando que são autoridade? AQUI TEM AUTORIDADE!" (posicionamento que, como o próprio bem lembrou, foi utilizado na expulsão do movimento MST do horto da cidade).
    Gostaria apenas de saber uma coisa:

    Foi esse mesmo posicionamento que o querido prefeito manteve quando:

    2009:
    "A Justiça de Limeira condenou o prefeito Silvio Félix (PDT) e dois secretários municipais, Adalberto Mansur (ex-Cultura e hoje de Comunicações) e Sérgio Sterzo (Governo e Desenvolvimento), a devolver aos cofres públicos os salários pagos a quatro servidores contratados em 2009 para supostamente realizarem um vídeo institucional do município.

    Como os funcionários foram lotados em cargos de confiança para realizar um serviço que deveria ter sido contratado mediante licitação, o juiz Adilson Araki Ribeiro, da Vara da Fazenda Pública, apontou que as nomeações foram irregulares e mandou Félix e os secretários ressarcirem, com juros e correção monetária, os valores dos vencimentos dos servidores (que somaram cerca de R$ 30 mil) e também que os três paguem uma multa civil correspondente ao dobro do valor do dano ao erário".

    2011:
    "Tribunal condena prefeito Silvio Felix por superfaturamento de merenda: O Tribunal de Justiça (TJ) de São Paulo negou recurso movido pelo prefeito Silvio Félix (PDT) e confirmou superfaturamento em compras de gêneros alimentícios para a merenda escolar. As compras foram feitas em 2005 - primeiro ano do primeiro mandato de Félix"

    É Silvio Félix, onde foi parar tanta autoridade assim?
    Pior saber que em meio a tudo isso, MUITAS pessoas na cidade de Limeira, defendem este ser com unhas e dentes...
    Triste... mas tu entrou na dança do patinho...

    Amanda.

    ResponderExcluir