domingo, 18 de dezembro de 2011

Questionamentos inocentes

Comecei a perceber algo em mim que chegou até a me assustar, incomodar. Estava desenterrando uns escritos antigos de minha gaveta, de quando comecei a fazer reflexões sobre alguns questionamentos da sociedade e vi que escrevia muito mais, colocava minhas reflexões no papel independente se estavam "boas" ou "ruins", se eram importantes ou não. As coisas ainda não me eram óbvias, estava descobrindo questões que não tinha parado pra pensar no tanto que me aprisionavam, e não queria parar de buscar e fazer questionamentos e o que era mais importante para mim, colocar no papel, independente se alguém iria ler ou não. Indo direto ao ponto, hoje assisto documentários como alguns desses que estão postados aqui, com assuntos que já li sobre, muitas vezes superficialmente, que acabaram se tornando comuns de certa forma, e óbvias demais para querer colocar em um blog e achar que alguém irá ler (como diz a Bah, "Nem sei quantas e quem são as pessoas que perdem seu tempo neste local."). Tenho a ferramenta onde pessoas que nem conheço podem ter acesso, mas não sei direito qual a melhor forma de usar e em quem vai chegar.
Milhares de assuntos são banalizados diariamente, passam despercebidos, e agora que eu poderia fazer reflexões e talvez repassar os "choques" que tomei no início, simplesmente travo, faço um verso ou outro, mas não é como antes, quando minhas pequenas reflexões pareciam tão inocentes, mas com uma grande dose de importância. Pergunto-me até que ponto e se estou deixando de lado os assuntos que considerava importantes como se já fosse óbvio a todos e me tornando apenas mais um que reflete, mas se esquece do que era no dia seguinte, como se nada tivesse acontecido. É um desabafo particular, podendo até ser chato de ler. Tento passar toda minha sinceridade na escrita e perdendo isso, a indagação "inocente", me faz questionar se não estou de alguma forma me acostumando com coisas que não eram pra se acostumar, em coisas que eu sabia que não eram pra se acostumar e sempre quis mostrar aos outros, mas acabei deixando passar, esquecendo que ainda tenho muito com o que me "chocar", mostrar, lutar. Agora talvez seja a hora de repensar e não deixar passar as questões que considerava óbvias aos meus olhos, pois ao dos outros podem não ser, como aos meus podem continuar não sendo. Trocar minhas lentes, até não mais precisá-las.


                                         
Sinopse: Apesar do nome sugerir, essa animação não apresenta uma única história, mas uma série de gags, às vezes relacionadas entre si. Baseado nas tiras da turma da Mafalda, personagem do argentino Joaquín Salvador Lavado, o Quino, o filme também é conhecido pelo nome adotado na Espanha: "El Mundo de Mafalda".Uma visão crítica do mundo dos adultos.

Lê.

4 comentários:

  1. Que desperdicio!
    É um desperdício deixar de escrever por achar que ninguém irá ler, sempre terá alguém que irá ler, não importa quanto tempo passe. Além disso, seus choques, não são apenas seus, são de outros, que não sabem como dizer, tornar público.
    Publique todos seus textos, mesmo aqueles que forem pessoais ou aqueles que não estiverem bons, as opiniões não são perfeitas,nem tem que ser.
    Como eu gosto de dizer "Vomite" seus pensamentos. (uso esse termo pra chocar mesmo)

    ResponderExcluir
  2. Realmente é foda quando a gente se habitua a coisas não habituáveis. As vezes não conseguimos achar saídas pra algumas questões (como exemplo, a dificuldade em achar um óleo que não viesse de exploração abusiva) mas também não podemos tomar uma atitude de conformidade ou naturalização (que pode ser um pré-conformismo). Logo mais comento sobre o vídeo!

    Bah

    ResponderExcluir
  3. Ainda não vi o vídeo.

    Acredito que todos acabamos passando por isso, começamos a impor regras demais para o que escrevemos e tudo soa falso, no entanto, de acordo com os documentários e livros que achamos bons.
    Aquilo que nos liberta também é aquilo que nos prende. Quanto mais conhecemos o que teorizam e como os outros pensam, tentamos modelar o que acreditamos e pensamos.
    Estabelecem-se regras e diversas nomenclaturas para os diferentes tipos de socialistas, vegetarianos, anarquistas e etc... Quando na verdade os que importa é praticar e acreditar. Sempre encontramos motivos para dividir as pessoas e reclamamos que é difícil de somar.

    Escreva, escreva o que pensa, sem se preocupar se isso se enquadra ou não em determinada corrente de pensamento. Escreva o que as coisas são para VOCÊ, público sempre tem.

    ResponderExcluir
  4. Um dos motivos que me frearam montar um blog e escrever aquilo que penso e sinto foi exatamente por causa dessas indagações do post.

    Por achar que muitas vezes o que acredito (e desacredito) é banal, "inocente" ou mesmo infantil não mostrei o meu posicionamento ao mundo.

    Hoje percebo que se expressar publicamente serviu como uma forma de extravasar a explosão de sentimentos e reflexões que se passam em mim, e não receber de modo passivo tudo o que acontece a minha volta.

    Se vão gostar ou não do que escrevemos não há como prever e ter o controle sobre isso...mas sempre terá alguém que se sentirá tocado e identificado, como foi o meu caso ao ler esse post. Portanto, acredite! As trocas de ideias, olhares, sentimentos fazem com que nossos brilhos não se apaguem; ganham força e ficam cada vez mais multicoloridos.

    ResponderExcluir